segunda-feira, 22 de março de 2010

eXistenZ



Título Original: eXistenZ

Gênero: Ficção Científica

País Lançamento: (EUA)

Site Oficial: http://www.existenz.com/

Estúdio: Alliance Atlantis Communications / Téléfilm Canada / The Movie Network

Distribuição: Dimension Films / Miramax Films

Direção: David Cronenberg

Roteiro: David Cronenberg

Produção: David Cronenberg, Andras Hamori e Robert Lantos

Música: Howard Shore

Direção de Fotografia: Peter Suschitzky

Desenho de Produção: Carol Spier

Direção de Arte: Tamara Deverell

Figurino: Denise Cronenberg

Edição: Ronald Sanders

Efeitos Especiais: Toybox


Sinopse:


Uma renomada designer (Jennifer Jason Leigh) de jogos de realidade virtual, criadora de um novo jogo interativo chamado eXistenZ, é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda de segurança novato (Jude Law), decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.



Elenco:


Jennifer Jason Leigh (Allegra Geller)
Jude Law (Ted Pikul)
Willem Dafoe (Gas)
Ian Holm (Kiri Vinokur)
Don McKellar (Yevgeny Nourish)
Callum Keith Rennie (Hugo Carlaw)
Sarah Polley (Merle)
Christopher Eccleston (D'Arcy Nader)



Crítica:


Com o gradativo mergulho no microcosmo surrealista de eXistenZ, Cronenberg procura oferecer indícios ao espectador de que a hipotética diferenciação entre realidade e simulação colocada inicialmente não existe: o universo de eXistenZ constitui o cenário do jogo transCendenZ – ou seja, é um jogo dentro de outro jogo. Isto configura transCendenZ como um “metajogo” que engloba jogos como eXistenZ para descrever a questionar a transparência da simulação, a substituição da vida real por um simulacro e a transferência de padrões complexos de comportamento do console do videogame para o cérebro dos jogadores (os quais, em determinados momentos, entram em “loop” mental à espera de um código para continuação da interação). Contudo, não satisfeito, Cronenberg conduz o espectador a outras questões: quantos outros níveis existem no jogo? A transCendênciA da eXistênciA é um jogo ou um simulacro? Existe uma saída ou o propósito maior é o abandono do corpo físico em detrimento de um corpo-imagem simulado? O mundo existe ou é um conjunto de ambientes virtuais que integra um simulacro global?

Nesta última pergunta reside o maior ponto de convergência entre as propostas de eXistenZ e de Matrix (dos irmãos Andy e Larry Wachowski), filmes que estrearam no mesmo ano (1999). Outros pontos de aproximação entre estes filmes são a presença de bio-portas (sendo que em Matrix o conector é plugado diretamente na nuca) e a utilização do ser humano como fonte de energia para o sistema. Porém, em Matrix os seres humanos são escravizado por uma Inteligência Artificial (IA) que os utiliza como “pilhas”. Em eXistenZ, por outro lado, é o ser humano que “cultiva” anfíbios geneticamente modificados para fabricar consoles para jogos como o eXistenZ, utilizados como um alucinógeno para a “deformação da realidade”.



Dados do arquivo:


Quantidade de Mídias: 1
Tamanho: 717MB
Extensão do Arquivo: AVI
Tipo de Compartilhamento: Torrent;
Idioma do Audio: Inglês
Legendas: anexada(s) ao Post



Dados técnicos:


Qualidade do Vídeo: DVDrip
Ano de Lançamento: 1999
Tempo de Duração: 97 minutos
Vídeo Codec: XviD MPEG-4
Vídeo Bitrate: 23976 fps
Audio Codec: MPEG Layer-3
Audio Bitrate: 112 kbps 44100Hz
Resolução: 612 X 340
Formato de Tela: Tela Cheia(4x3)



Torrent:

http://www.mediafire.com/?yztaj0avyj2

Legenda:

http://www.mediafire.com/?myzw5edmj2l



Nenhum comentário:

Postar um comentário